Criada em 2003, publicação acadêmica da Fatec Praia Grande estimula a pesquisa, ao divulgar os trabalhos de professores e estudantes de graduação
O periódico amplia o acesso ao conhecimento produzido na Fatec, afirma o professor Fábio Pessoa de Sá l Foto: Divulgação
A Revista Processando o Saber, publicação acadêmica da Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatec) de Praia Grande, abriu o período de submissão pública de artigos para sua edição 18. A chamada é destinada a pesquisadores, docentes e estudantes de graduação. e os textos podem ser enviados até 28 de fevereiro, por meio deste link.
A revista aceita artigos resultantes de pesquisas experimentais ou de revisão de literatura nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Comércio Exterior, Processos Químicos, Comunicação e Educação.
Criada em 2003, a Processando o Saber passou por diferentes fases até sua consolidação. A publicação surgiu em formato impresso e tornou-se online em 2019. Atualmente utiliza a plataforma OJS (Open Journal Systems), que organiza o fluxo editorial desde a submissão até a indexação dos textos.
O editor da revista, professor Fábio Pessoa de Sá, afirma que o periódico cumpre um papel essencial ao divulgar processos, técnicas e descobertas produzidas por alunos e professores. “Isso abre espaço para que outras pessoas consultem, aprofundem e aperfeiçoem aquele conhecimento”, declara. Ele aponta, também ,um efeito interno da iniciativa: “A publicação é um incentivo para que docentes mantenham suas linhas de pesquisa ativas mesmo após a conclusão de um mestrado ou doutorado. Ter uma revista disponível fortalece esse hábito e ajuda o docente a trazer atualizações relevantes para a sala de aula.”
Digitalização
A digitalização e a adoção de práticas editoriais ampliaram o alcance da revista. Segundo Fábio, a indexação em plataformas como o Google Acadêmico possibilitou mensurar o impacto das publicações. Um dos exemplos citados é o artigo “O uso incorreto do inseticida Fipronil e sua influência na morte das abelhas no sul do Brasil, de autoria da professora Janara de Camargo Matos e dos alunos Priscila Aparecida Della Torre e Renan do Carmo Marinho Silva, que recebeu citação na Cambridge University Press após a indexação internacional.