Filtro de Daltonismo

Ex-alunos da Fatec Praia Grande participam de congresso internacional

Formados pela instituição no curso de Tecnologia em Processos Químicos apresentaram o desenvolvimento de pesquisas no maior evento da área de produtos naturais

14 de novembro de 2025 10:36 pm Destaques, Revista Visão de Negócios

Egressa da Fatec Praia Grande, Daniela Russo apresentou no BCNP pesquisa sobre bactérias marinhas l Foto: Divulgação

Quatro ex-alunos do curso de Tecnologia em Processos Químicos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Praia Grande participaram do 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP), realizado entre 4 e 7 de novembro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). O evento, considerado um dos principais encontros científicos da área, reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior.

Os egressos Dalete Cristina da Silva Souza, Daniela Russo, Isabella Bibiano e Vinícius Rocha, atualmente doutorandos em universidades públicas, apresentaram pôsteres com resultados de suas pesquisas em produtos naturais, biotecnologia e química aplicada.

Os trabalhos destacaram a diversidade e a aplicabilidade de compostos naturais em diferentes contextos científicos. Sob sob orientação do professor João Henrique Ghilard Lago, Dalete Souza, doutoranda na Ufabc, apresentou o estudo Sakuranetin as a Promising Prototype in Drug Development – Pharmacokinetics and in vivo Anti-Schistosoma mansoni Activity, voltado à investigação de compostos bioativos com potencial farmacológico.

Doutoranda na Unifesp – Baixada Santista, Daniela Russo, ,orientada pela professora Paula Christine Jimenez e coorientanda pea professora Anelize Bauermeinter, expôs pesquisas com bactérias de mar profundo para a descoberta de novos fármacos. No BCNP, apresentou o pôster From the Depths to Discovery: Chemical Diversity of Marine Bacteria on the Brazilian Continental Shelf.

Isabella Bibiano, doutoranda na Unifesp – Diadema, apresentou o trabalho Phytochemical Profiling and Biological Potential of Piper marginatum Jacq. (Piperaceae) and its Endophytic Fungi: Insights for Cosmetic Applications, que investiga o potencial químico e biológico de espécies vegetais e fungos endofíticos. Ela é orientada pelo professor Thiago Moura Veiga

Já Vinícius Rocha, doutorando na Unifesp – Diadema e orientado pelo professor João Henrique Ghilard Lago, apresentou o pôster Benzyltetrahydroisoquinoline Alkaloids from Nectandra membranacea (Lauraceae), voltado à caracterização de alcaloides com propriedades químicas relevantes.

Formação científica

Segundo o professor Waldemar Alves Ribeiro Filho, coordenador do curso de Processos Químicos e orientador dos quatro egressos durante a graduação, a trajetória deles reflete o compromisso da Fatec Praia Grande com a formação científica. “Fico muito feliz de ver que nossos alunos estão construindo suas carreiras na pesquisa. Para nós, é gratificante saber que pudemos contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional deles”, afirma.

Ele explica que, embora o curso tenha foco na formação tecnológica voltada à indústria, o interesse dos alunos pela pesquisa levou à criação de novas oportunidades na área acadêmica. “Percebemos que muitos tinham essa vocação. Por isso, desde 2015, desenvolvemos projetos de iniciação científica na unidade. Atualmente contamos com bolsas CPS-CNPq e com o Núcleo de Pesquisa em Química de Produtos Naturais, que reúne alunos e ex-alunos em atividades de pesquisa”, destaca.

Paixão pelo conhecimento

Para a ex-aluna Daniela Russo, a experiência na Fatec Praia Grande foi o ponto de partida para sua trajetória científica. “Quando iniciei minha graduação em Tecnologia em Processos Químicos na Fatec de Praia Grande, eu não imaginava o quanto aquele passo seria transformador. Foi nesse ambiente que descobri minha paixão pela pesquisa, pela curiosidade que move a química e pela vontade de entender a natureza em seus mínimos detalhes”, salienta

Ela relembra a importância da orientação recebida durante o curso: “Durante a graduação, tive o privilégio de ser orientada pelo professor Waldemar, tanto na iniciação científica quanto no Trabalho de Conclusão de Curso. Essas experiências despertaram em mim o desejo de seguir na vida acadêmica e me mostraram o prazer de investigar, questionar e construir conhecimento.”

O professor Waldemar ressalta, ainda, o papel do núcleo de pesquisa na integração com outras instituições. “Alguns professores da Unifesp e da Ufabc colaboram com nosso núcleo e temos com eles uma sólida parceria. O principal objetivo é oferecer aos estudantes oportunidade para conhecer o universo da pesquisa em Química, com contato direto com o laboratório, técnicas e pesquisadores de outras universidades”, conclui

Compartilhe


Veja também