Prof. Me. Waldemar Alves Ribeiro Filho
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/0753452057736480waldemar.ribeiro@fatec.sp.gov.br
Duração:
3 anos
Carga horária:
2800 horas
Período:
Matutino: 2ª a 6ª feira das 07:40 às 13:00
Noturno: 2ª a 6ª feira das 19:00 às 22:30 e Sábado das 08:00 às 13h20
O tecnólogo em Processos Químicos planeja, gerencia, realiza ensaios e análises laboratoriais; registra, interpreta resultados e emite pareceres. Seleciona os métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial, considerando em sua atuação a busca da qualidade, viabilidade e sustentabilidade. Também atua na otimização e adequação dos métodos analíticos de controle da qualidade da matéria-prima, reagentes e produtos dos processos químicos industriais. As oportunidades de trabalho para esse profissional são muitas, uma vez que pode atuar em diversos setores da indústria. É responsável pela gestão da qualidade e da produtividade dos processos químicos, atento às questões éticas, ambientais, sustentáveis e de viabilidade econômica. A busca por novas fontes de energia renováveis em substituição às atuais, não renováveis, é outro campo promissor.
Indústria química de base, petroquímica, eletroquímica e farmoquímica. Pode também dedicar-se ao ensino e à pesquisa. Como empreendedor, há oportunidades para abrir sua própria consultoria ou investir no desenvolvimento e comercialização de produtos inovadores para esse mercado.
Requisito obrigatório para aprovação e obtenção do diploma. Tem como objetivo o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do aluno para a vida cidadã e para o trabalho.
O estágio é regulamentado no âmbito nacional pela Lei Federal 11.788/2008 – Lei do Estágio. Que estabelece as obrigações e responsabilidades de cada parte envolvida na contratação do estágio (o Educando, a Concedente, a Instituição de Ensino e o Agente de Integração quando for o caso).
A carga horária total do estágio é de 240 horas, e não pode coincidir com o horário das atividades acadêmicas.
A documentação do estágio pode ser entregue a partir do 4º semestre do curso.
O aluno que comprovar que está exercendo atividade profissional em uma das áreas abrangidas pelo curso, pode obter a equivalência para o estágio, sendo o mesmo, dispensado do estágio supervisionado e obrigatório, desde que o período mínimo de exercício seja pelo menos igual à carga horária total de 240 (duzentas e quarenta) horas.
A Lei do Estágio, em seu art. 2º, inciso III, apresenta que “as atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso”. (BRASIL, 2008). Assim, consideram-se essas possibilidades para os cursos nos quais a alternativa esteja contemplada no Projeto Pedagógico do Curso.
O aluno que tiver interesse, pode estagiar nos setores da Fatec Praia Grande, desde que haja compatibilidade com o curso.
Prof. Ricardo Santos de Oliveira (f129.estagiopq@fatec.sp.gov.br)
Contribui para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico, especialmente nos tópicos relacionados à química.